SEXTA, 13/05/2022, 10:50

Para frear o avanço da dengue, Prefeitura realiza mutirão na Zona Norte da cidade

Ação consiste no recolhimento de materiais, entulhos e recipientes velhos que possam acumular água. Moradores dos Jardins Belém e Itapoá poderão deixar o que não querem mais nas calçadas.

A Prefeitura de Londrina vai realizar um mutirão contra o mosquito da dengue na manhã deste sábado, na Zona Norte de Londrina. As atividades têm início às 8h, no Centro de Convivência do Idoso. Em seguida, os caminhões da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização vão percorrer os Jardins Itapoá e Belém, localidades que apresentaram altos índices de infestação do mosquito aedes aegipty.

Conforme o último Levantamento Rápido de Infestação do aedes aegipty, o (LIRAa), a Zona Norte de Londrina registra um índice de infestação de 10,25%, o que considerado alto. Os resultados do estudo comprovam que a dengue está dentro de casa, e não em terrenos baldios. O levantamento apontou que 97% dos focos dos mosquitos estão nas residências e nos quintais, e apenas 3% dos focos estão em terrenos baldios.

Além de combater os criadouros do aedes aegipty, o município pretende retomar ações de combate ao próprio mosquito. O secretário municipal de Saúde de Londrina, Felipe Machado, afirmou que este trabalho vai ser feito na semana que vem com o fumacê.

Questionado se a quantidade do produto será suficiente, o secretário lembrou que outros municípios do Paraná também estão em alerta contra a dengue.

Na manhã deste sábado, o trabalho terá início com a visita dos agentes de endemias que vão orientar a população e auxiliar na separação e no recolhimento dos materiais. A dica é reservar apenas 15 minutos já no início da manhã para uma geral na casa ou área comum do apartamento, um pequeno ato que poderá ter um ótimo resultado contra a dengue.

Por Vitor Struck

Comentários