QUINTA, 05/09/2024, 09:41

Paracanoísta londrinense estreia nas Paralimpíadas de Paris nesta sexta-feira (06)

Igor Tofalini, também conhecido como “Peão das Águas”, busca na França o único título que falta na sua carreira 

Nesta sexta-feira tem londrinense representando a Seleção Brasileira de Paracanoagem nas Paralímpiadas de Paris. 

Igor Tofalini vai disputar a prova dos 200 metros na categoria VL2, que prevê competidores sem movimentos nas pernas em embarcações do tipo canoa va’a, também conhecida como canoa havaiana.

Paris é o segundo ciclo paralímpico de Igor. Em 2016, ele foi semifinalista no Rio de Janeiro, mas na prova de caiaque velocidade. Em águas francesas, Igor vai tentar conquistar a única medalha que ele ainda não alcançou desde que iniciou a trajetória no esporte: a medalha paralímpica.

No seu currículo consta as conquistas de seis Campeonatos Brasileiros, dois Sul-Americano, dois Pan-Americano e dois Mundiais, competição em que Igor também conquistou duas medalhas de prata. 

Igor atribui sua presença nos jogos paralímpicos de Paris ao esforço coletivo de uma equipe e diz que realiza um sonho em estar em mais uma Paralímpiadas.

Visto como um destaque dentro da Seleção Brasileira de Paracanoagem, Igor explica a origem do apelido “Peão das Águas”.

Um dos principais adversários que Igor terá na Paralimpíada de Paris treina com ele na seleção brasileira e é um de seus melhores amigos: o sul-matogrossense Fernando Rufino, campeão mundial em 2023 e ouro na Paralimpíada de Tóquio. Assim como Igor, Fernando era peão até ser atropelado e perder os movimentos da perna, daí o apelido Cowboy de Aço.

As provas de paracanoagem estão agendadas para sexta e domingo, que serão os últimos dias dos Jogos Paralímpicos de Paris 2024. Na sexta, acontecem as classificatórias. Igor compete às 06h45, horário de Brasília. Já no domingo estão programadas as semifinais às 05h28 e a grande final às 06h49, ambos horário de Brasília.
 

Por Paulo Andrade

Comentários