QUARTA, 11/02/2026, 17:11

Paraná registra primeira morte por dengue em 2026

 Vítima era um idoso de 89 anos morador de Leópolis; Estado já soma 322 casos confirmados, mas índices são menores que no ano passado

O Paraná registrou a primeira morte por dengue em 2026. O caso foi confirmado na região norte do estado. A vítima é um idoso de 89 anos, morador de Leópolis, que morreu em Cornélio Procópio.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SESA), o Paraná já soma 322 casos confirmados de dengue neste novo ano epidemiológico, sendo 11 considerados graves. Ao todo, são 8.796 notificações da doença.

Apesar do registro do óbito, os números ainda são inferiores aos do mesmo período do ano passado. Mesmo assim, a orientação das autoridades é reforçar os cuidados para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti.

As regionais com mais casos confirmados até agora são a 17ª Regional de Saúde de Londrina, com 56 confirmações; a 14ª de Paranavaí, com 46; e as regionais de Maringá e Guarapuava, ambas com 29 casos.

Em relação à chikungunya, foram confirmados 10 casos no estado, com 179 notificações e nenhum óbito.

A prefeitura de Cornélio Procópio divulgou nota esclarecendo que o primeiro óbito por dengue no Paraná não tem origem epidemiológica no município. Segundo o comunicado, o paciente estava internado no Hospital João Lima, tinha outras comorbidades e era morador de Leópolis.

Como polo regional de saúde, Cornélio Procópio atende pacientes de várias cidades, o que não caracteriza vínculo do caso com o município. Ainda conforme o boletim da Secretaria de Estado da Saúde, a cidade não possui registro positivo de dengue até o momento e mantém ações permanentes de prevenção, vigilância e combate à doença

Por João Gabriel Rodrigues

Comentários