Paraná sofre com gangorra de temperaturas
Na sexta-feira (22) o tempo volta a esquentar, mas de acordo com o Simepar, no domingo uma nova frente fria atinge o Estado
Depois de dois dias de calor, o Paraná agora sofre com a gangorra de temperaturas. Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Estado (Simepar), nesta quinta-feira (21), as temperaturas ficam amenas, típicas do inverno, mas na sexta-feira (22) o tempo volta a esquentar, porém, de acordo com o meteorologista Lizandro Jacóbsen, no domingo (24), uma nova frente atinge o Estado.
Segundo informações do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR), em julho e agosto, o índice pluviométrico na região de Londrina ficou bem abaixo da média histórica e mesmo com a chuva que caiu nesta quarta (20) o cenário não mudou.
Agosto está sendo um mês bastante seco. A estação meteorológica do IDR-PR registrou a apenas 1,2 milímetro de chuva até nesta terça-feira (19), sendo que média histórica é de 56,2 milímetros para o mês.
A estação meteorológica ainda registrou, em julho, 23 milímetros de chuva, o que representa menos da metade da média histórica para o mês, que é de 66,7 milímetros.
O Simepar informou que a chuva ficou abaixo da média por causa de um bloqueio atmosférico sobre o sul do continente, que impediu que as frentes frias chegassem até o Paraná. Isto agravou a condição de seca em algumas regiões do Estado.