QUARTA, 07/08/2024, 18:57

Paraná soma mais de 13 mil empresas classificadas como de baixo risco em 2024

Condição facilita a abertura de empresas. Do total, 6% foram registradas em Londrina

Mais de 13 mil empresas paranaenses foram classificadas como de baixo risco desde o início de janeiro até julho. O número foi divulgado pela Jucepar, Junta Comercial do Paraná, nesta quarta-feira (7). Desde o início da vigência do Decreto do Baixo Risco, em fevereiro deste ano, seis a cada 10 registros foram para a abertura de empresas e filiais. Quem é beneficiado com o Selo do Baixo Risco tem, entre outras facilidades, a dispensa de licenciamentos ambiental, sanitário, do Corpo de Bombeiros e da Defesa Agropecuária. Das 13 mil empresas que se enquadram na condição, 8 mil receberam o selo já no ato da abertura, e as outras cinco mil foram reenquadradas posteriormente.

Deste total, 6% das empresas são de Londrina. A maioria é de Curitiba, com 33% de índice. O presidente da Jucepar, Marcos Rigoni, comenta os dados.

O relatório da Jucepar também indica que nos primeiros sete meses deste ano foram abertas mais de 184 mil empresas no Estado, acréscimo de 8,3% em relação ao registrado no mesmo período de 2023.

MEI, Microempreendedores individuais, continua sendo a classificação em que há mais registros de novas empresas no Estado. Foram abertas mais de 135 mil empresas como MEI, o que representa sete em cada 10 registros.

Por Rafael Sanchez

Comentários