SEGUNDA, 27/08/2018, 17:53

Paraná tem 93 mortes por gripe só nesse ano

Em Londrina são 11 casos e na região o último caso confirmado foi em Rolândia.

De acordo com dados da Secretaria Estadual de Saúde, o Paraná tem 93 mortes por gripe de janeiro desse ano até agora.

Na última semana foram três novas mortes em todo estado. Na região o último caso foi em Rolândia, um caso confirmado, assim como em Juranda e Campo Mourão.

86% dos pacientes que morreram com a gripe, apresentavam algum fator de risco para complicação da doença. Entre elas não ter se vacinado.

De acordo com o chefe da 17ª Regional da Saúde, José Carlos Moraes, o caso da mulher de 67 anos que morreu em Rolândia, um dos fatores de risco seria o fato de ela não ter tomado a vacina contra gripe, além desse ela já sofria de problema respiratório.

Em Londrina são 11 casos de morte por gripe nesse ano, em Ibiporã e Rolândia um caso, Maringá seis mortes por gripe e em Curitiba 13.

Ainda de acordo com o chefe da 17ª Regional de Saúde é importante que as pessoas busquem primeiramente a prevenção da doença com imunizações e higiene das mãos, além de ficar atentos aos locais de grande aglomeração de pessoas, depois não esperar o quadro de gripe se agravar caso tenha sintomas, ir ao posto de saúde para tratamento antes que seja tarde.

Os dados são referentes ao relatório da última semana, a Secretaria Estadual de Saúde divulga novo relatório todas as semanas.

Por Bruno Carraro

Comentários