QUARTA, 20/11/2024, 08:56

Paranaenses planejam usar 13º salário para poupança e pagamento de dívidas

 Depois dos compromissos financeiros, trabalhadores devem gastar o dinheiro extra com presentes de Natal.

Os trabalhadores com carteira assinada no Paraná aguardam, com expectativa, o recebimento da primeira parcela do 13º salário, que será paga nos próximos dias. No entanto, o rendimento extra será mais direcionado para poupança e pagamento de dívidas do que para consumo imediato. Uma sondagem da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR), mostra que 39,4% dos paranaenses planejam poupar ou investir o valor.

O pagamento de dívidas é outra preferência, com 26,8% dos entrevistados destinando o abono a essa finalidade, refletindo o comprometimento dos paranaenses em manter as contas em dia. Embora o estado registre um alto índice de endividamento (89,7%, conforme levantamento do mês de outubro da Confederação Nacional do Comércio e Fecomércio PR), o Paraná ocupa a penúltima posição no ranking nacional de inadimplência.

Os paranaenses também utilizarão o 13º salário para viagens e turismo, com 17,7%. Na sequência, com 14,4%, estão os que vão usar o dinheiro para pagar impostos e taxas.

Somente após essas prioridades é que os paranaenses devem gastar o abono com presentes, representando 14,2% das intenções. Reformas e construções, tradicionais nessa época do ano, são pouco citadas, com apenas 1,3% dos entrevistados planejando usar o 13º para esse fim.

Em todo o Paraná, o uso do 13º para viagens é mais expressivo nas regiões Sul (22,1%), Centro (21,5%) e Norte (21,1%). Já a compra de presentes será maior nas regiões Norte (20,3%) e Leste (18,8%). O pagamento de impostos e taxas é prioridade nas regiões Centro (16,8%), Leste (16,3%) e Norte (15,4%).

Por João Gabriel Rodrigues

Comentários