SEGUNDA, 24/11/2025, 17:43

Paranaenses vão usar 13º salário para investir e organizar as finanças, aponta pesquisa

Levantamento da Fecomércio e Sebrae revela prioridade por investimentos, reserva financeira e pagamento de dívidas na reta final do ano

Às vésperas do pagamento da primeira parcela do 13º salário, que cai nessa sexta-feira, dia 28, uma sondagem da Fecomércio Paraná em parceria com o Sebrae mostra como os trabalhadores formais do estado pretendem usar o dinheiro extra.

Segundo o levantamento, investir ou aplicar o valor continua sendo o principal destino do 13º: 40,6% dos entrevistados afirmam que vão priorizar essa opção, percentual ligeiramente superior ao do ano passado.
Para a Fecomércio, esse comportamento confirma um cenário de maior cautela. O coordenador de Desenvolvimento Empresarial, Rodrigo Schmidt, explica que os paranaenses seguem priorizando a organização do orçamento.
Outros 27,3% pretendem quitar contas e compromissos financeiros, e 19,2% devem aproveitar o recurso para viagens e turismo, uma procura que também cresceu em relação a 2024.

O estudo aponta ainda que 15,7% vão usar o dinheiro para impostos e taxas, enquanto 14% planejam comprar presentes. Já a construção ou reforma do imóvel aparece com 1,6% das intenções.

A pesquisa também detalha diferenças entre homens e mulheres: investimentos e reserva financeira são mais comuns entre eles: 44,4% dos homens afirmam que vão guardar o dinheiro, contra 36,7% das mulheres. Por outro lado, quitar dívidas é uma prioridade mais feminina: 29,3% delas pretendem usar o 13º para isso, frente a 25,1% dos homens.

As viagens que aparecem com praticamente o mesmo índice entre os dois grupos, perto de 19%. Já a compra de presentes é levemente maior entre os homens, com 14,6%, contra 13,3% das mulheres.

Por João Gabriel Rodrigues

Comentários