QUINTA, 24/09/2020, 19:59

Partidos têm até este sábado para entregar registros de candidaturas

A partir de domingo candidatos estão liberados para começar a propaganda, inclusive na internet, mesmo sem a candidatura confirmada.

De acordo com o Calendário Eleitoral, os partidos políticos e coligações têm até este sábado para apresentarem à Justiça Eleitoral o requerimento de registro de seus candidatos. No pedido, os candidatos precisam apresentar declaração de bens, cópia de documento de identificação, certidões criminais para fins eleitorais, prova de alfabetização e de desincompatibilização de cargo ou função pública, se for o caso, além das propostas que defende.

O juiz responsável pelas eleições aqui na cidade, Luiz Valério dos Santos, diz que a partir de domingo os candidatos estão liberados para começar a propaganda, inclusive na internet, mesmo sem a confirmação da candidatura.

O juiz explica ainda que os partidos que não conseguirem fazer o registro online até as 8h da manhã de sábado, devem agendar a entrega presencial.

Luiz Valério dos Santos orienta os eleitores a utilizarem o aplicativo e-título, que agora em 2020 vai servir inclusive para justificar a ausência nas urnas e explica que algumas medidas de segurança para o dia das eleições já estão definidas, além daquelas já conhecidas como o uso da máscara e o distanciamento.

De acordo com o juiz, serão necessárias quase 5 mil pessoas para realizar o pleito deste ano em Londrina. Cerca de 3.900 são mesários. Boa parte deles já eram voluntários antes mesmo da campanha lançada pela Justiça Eleitoral, explica o juiz.

Além disso, segundo o juiz, outras mil pessoas vão ajudar no apoio logístico da eleição. Outra mudança agora em 2020 é em relação ao horário, que foi ampliado e vai começar uma hora mais cedo, às 7h da manhã. O fim da votação continua às 17h.

Por Marcos Garrido

Comentários