QUINTA, 06/12/2018, 19:07

Penitenciária Estadual de Londrina ganha Unidade de Progressão para presos de regime fechado

160 detentos vão ser selecionados para trabalhar e estudar em tempo integral em troca de diminuição na pena.

A Unidade de Progressão, que vai funcionar na Penitenciária Estadual de Londrina (PEL I) foi inaugurada e vai atender 160 presos em regime fechado. O secretário especial de administração penitenciária, Élio de Oliveira Manoel explica que são duas galerias para atender os detentos que estão perto de cumprir a pena. É um lugar para estudar e trabalhar em tempo integral. Só voltam para a cela para dormir.

A cada três dias de trabalho, um dia a menos na pena. A cada 12 horas de estudo, um dia a menos na prisão. Eles recebem 3/4 do salário mínimo, 80% desse valor podem ser destinados para a família e o restante fica numa conta para garantir uma poupança quando saírem da prisão.

Em Curitiba, a Unidade de Progressão já existe há dois anos. Já foram inauguradas recentemente, as unidades de Foz do Iguaçu, Ponta Grossa, Guarapuava e Cascavel. Para as mulheres, a unidade vai funcionar no 3º Distrito Policial (DP). São 60 vagas.  

Já o 4º Distrito Policial (DP) foi reformado e vai servir como Centro de Triagem – onde são classificados os presos, que passam pelas audiências de custódia. A capacidade é de 160 pessoas.

Por Claudia Lima

Comentários