SEGUNDA, 08/08/2022, 19:33

Percentual de consumidores londrinenses negativados tem queda em julho

Apesar da redução no mês, dados do Serviço de Proteção ao Crédito da ACIL mostram que quantidade de pessoas que entrou para a lista de devedores subiu quase 15% no acumulado do ano.

Os dados, divulgados na manhã desta segunda-feira pela ACIL, mostram que a quantidade de consumidores que não conseguiu quitar seus débitos em julho, e teve o nome inscrito no cadastro de inadimplentes da entidade, foi 13% menor na comparação com o mesmo mês de 2021. O movimento de saída da lista de devedores também caiu em julho, 4% em relação ao mesmo período do ano passado.

O consultor econômico da ACIL, professor Marcos Rambalducci, diz que analisando os dois resultados do mês passado, o segundo melhor do ano, o saldo ainda é positivo, já que houve redução na base de consumidores com restrições no cadastro. Um bom indicativo para o varejista da cidade, que vive a expectativa de boas vendas no Dia dos Pais.

Mas, os números do Sistema de Proteção ao Crédito da ACIL, revelaram também que, nos primeiros sete meses do ano, a quantidade de clientes negativados subiu 14,7% em relação a 2021.

Em contrapartida, o número de consumidores que conseguiu deixar a lista de inadimplentes no acumulado do ano registrou alta de 12,8%, na comparação com o mesmo período de 2021, o que, segundo Rambalducci, acabou compensando o aumento dos inadimplentes.

O consultor econômico da ACIL diz ainda que o grande vilão da inadimplência continua sendo o cartão de crédito, que totaliza 95% dos pagamentos do varejo.

O Serviço de Proteção ao Crédito da ACIL tem parceria com o SPC Brasil e reúne informações sobre Pessoas Jurídicas, Físicas, Cheques, Cartão de Crédito e outros tipos de consultas.

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