SáBADO, 04/12/2021, 13:14

Período de matrículas nas escolas estaduais se encerra em 17 de dezembro

Já na rede municipal, procedimento pode ser realizado até próxima quinta-feira (9) e é destinado a estudantes de 4 a 6 anos, que tiveram cadastro efetuado no mês de setembro.

Com a chegada de dezembro, as escolas se preparam para a conclusão das atividades de 2021. Tanto na rede estadual, quanto na municipal, as aulas se encerram em 17 de dezembro. Em ambas, o próximo ano letivo está programado para começar no dia 7 de fevereiro.

Apesar disso, os pais precisam estar atentos às datas para realização das matrículas para 2022. No fim de novembro, teve início o período de inscrições para alunos de escolas estaduais no Paraná e que segue até o último dia de atividades neste ano. Este prazo também vale para as rematrículas.

Todo o procedimento é feito de maneira virtual, por meio da “Área do Aluno”, onde também é possível consultar o boletim escolar, histórico e outros serviços. De acordo com Horácio Utiamada, coordenador do setor de Logística, do Núcleo Regional de Educação (NRE) em Londrina, é o terceiro ano em que os cadastros são feitos por meio das plataformas digitais.

Ele explica que o processo envolve a checagem dos dados do estudante, além da confirmação da vaga na instituição de ensino em que o aluno está matriculado. Caso queira trocar de escola, é necessário indicar outras três unidades e aguardar o resultado da análise, no dia 7 de janeiro.

Segundo o coordenador, também é importante estar atento aos documentos que devem ser apresentados no sistema até o dia 4 de fevereiro. Entre eles, a declaração de vacinação. Quem for realizar a matrícula pela primeira vez também precisa inserir histórico escolar, certidão de nascimento e CPF do responsável, para alunos menores de 16 anos.

Utiamada destaca ainda que aqueles sem acesso à internet podem buscar diretamente as escolas para a realização da matrícula. Nestes casos, a documentação também pode ser entregue na unidade educacional. 

Na rede municipal de ensino, o período de confirmação de matrículas segue até o dia 9 de dezembro, próxima quinta, para pais de alunos do P4, P5 e 1º ano, que realizaram o cadastro virtual durante o mês de setembro. A reabertura do sistema para inscrições está prevista para janeiro, contemplando também as outras faixas etárias.

Por Victor Assis

Comentários