QUINTA, 23/06/2022, 18:45

Pesquisa aponta que Industrial paranaense está mais confiante na economia e nos negócios

Pelo terceiro mês seguido, sondagem da Fiep registrou alta, mas indicador ainda é menor que o de junho do ano passado.

Apesar da pandemia, da guerra na Ucrânia e das condições econômicas desfavoráveis no Brasil e no mundo, o industrial paranaense manteve o otimismo nos negócios em junho, é o que revela pesquisa da Fiep em parceria com a Confederação Nacional da Indústria. Em junho, o índice de confiança do empresário do setor somou pouco mais de 59 pontos, numa escala que vai até 100.

Depois de três quedas consecutivas até março, esta foi a terceira alta seguida no indicador, que, apesar disso, ainda ficou quase 5 pontos abaixo do valor de junho de 2021. O economista Marcelo Alves, da Fiep, diz que dois motivos podem explicar esse crescimento no otimismo do industrial do estado, um deles é a vacinação contra a Covid.

Outro fator, segundo o economista, é o conflito armado entre Rússia e Ucrânia, que não teria causado, até agora, todos os efeitos esperados.

Para Marcelo Alves, apesar dos últimos resultados positivos, o setor ainda enfrenta dificuldades, com os juros altos, a inflação e o custo dos combustíveis e da energia.

Cerca de 87% dos entrevistados disseram ainda que o volume de produção ficou estável ou aumentou em maio. E apenas 10% responderam que houve redução. Além disso, 93% dos empresários ouvidos garantiram que mantiveram os empregos ou contrataram novos trabalhadores.

Ainda segundo a pesquisa, quase 90% afirmaram que devem aumentar ou manter a demanda por produtos nos próximos meses, assim como a compra de insumos e matérias-primas. E 64% dos entrevistados disseram que trabalham com a possibilidade de fazer investimentos até o fim do ano.

Comentários