QUARTA, 27/09/2017, 18:42

Pesquisa da Fecomércio mostra que menos de 58% dos consumidores paranaenses vai dar presentes no Dia das Crianças

Índice, que já chegou a ser de 82% há apenas três anos, caiu mais uma vez em relação a 2016.

Um presente um pouco mais caro, que o do ano passado. Segundo o levantamento da Fecomércio, o tíquete médio do presente do dia das Crianças deste ano será de cerca R$79,53 no Paraná. Em 2016, o valor médio foi de R$75,00. Mas a pesquisa também mostra que os paranaenses estão menos dispostos a presentear no dia 12 de outubro. Menos de 58% dos consumidores disseram que vão dar  algum tipo de presente. Em 2016, eram 62%. A coordenadora de pesquisas da Fecomércio, Priscila Andrade, afirma que o valor do presente um pouco mais alto deve acabar compensando a redução na intenção de compra, o que deve manter as vendas do varejo praticamente no mesmo nível de 2016.

Os números da pesquisa revelam ainda a redução da capacidade de consumo do brasileiro ao longo dos últimos anos. Em 2014, a intenção de compras no dia das Crianças era de 82%. Dois anos depois, em 2016, chegou a 62% e agora em 2017, mais uma queda, agora para 58%. Priscila Andrade avalia que a queda na capacidade de compra é substancial e que diante da crise, os consumidores têm priorizado outras datas. Apesar dessa redução da capacidade de compra, a coordenadora da Fecomércio avalia que já se percebe uma recuperação da economia em 2017, mesmo que lenta.

Os brinquedos são a preferência de 55% dos entrevistados. Na sequência aparecem os sapatos e roupas, com 25%. Os presentes mais caros, como tablets, celulares e videogames estão em baixa, apenas 8%. E para não gastar além do planejado, a maioria dos entrevistados, 78%, indica que vai às compras sem os filhos.  E parece que evitar as dívidas é a primeira opção quando o assunto são as formas de pagamento. Mais de 64% afirmaram que vão pagar pelo presente à vista e em dinheiro ou no cartão de débito. Apenas 16% disseram que vão parcelar a compra no cartão de crédito. Para Priscila Andrade, esse número revela uma maior educação financeira do consumidor.

Sobre onde comprar o presente, 61% afirmaram que a preferência é pelo comércio de rua, seja no centro da cidade ou nas lojas de bairro. Os Shoppings Centers ficaram com 23%. Os compradores pela internet chegam a 10%.

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