SEGUNDA, 20/07/2020, 16:50

Pesquisa da PUC Paraná mostra que mais de 70% dos alunos e professores aprovam aulas remotas

Estudantes da instituição estão há mais de quatro meses sem aulas presenciais e definição sobre retorno deve ocorrer apenas em agosto, avalia diretora do campus Londrina.

Um processo que teve como grande facilitador o fato da universidade já ter o ensino remoto como parte dos cursos presenciais de graduação e pós-graduação desde 2015, por uma plataforma virtual exclusiva da instituição. Há mais de quatro meses sem aulas presenciais, a PUC Paraná decidiu fazer uma pesquisa no final do primeiro semestre letivo para saber como alunos e professores da instituição avaliam o ensino à distância nesse período da pandemia. 

E a resposta foi extremamente positiva, afirma a diretora do campus da PUC Londrina, Nadina Moreno. A pesquisa, feita com quase 17 mil estudantes e mais de mil docentes da universidade, em todo o estado, chegou a um índice de aprovação de mais de 70%, que aqui na cidade foi até um pouco mais alto.

A diretora explica que ao longo do semestre letivo foram feitas cinco avaliações entre professores e estudantes, que acabaram servindo como uma ferramenta para aprimorar o modelo de aulas remotas da pandemia.

Nadina Moreno afirma ainda que o segundo semestre letivo já começa em duas semanas e diz que o calendário 2020, apesar da pandemia, vem sendo cumprido rigorosamente até agora. Apenas as atividades práticas de algumas disciplinas não foram realizadas no primeiro semestre.

A diretora do campus Londrina da PUC diz ainda que as aulas continuam remotas no retorno do segundo semestre e acredita que uma definição sobre a retomada das atividades presenciais só deva sair em agosto, mas há algumas possibilidades diante de tantas incertezas, afirma Nadina Moreno.

A pesquisa de avaliação do ensino remoto foi feita nos campus da PUC em Curitiba, Londrina, Maringá e Toledo.

Comentários