SEGUNDA, 30/08/2021, 07:05

Pesquisa da UEL faz coleta e registro de dados da Covid-19 na região de Londrina

Equipe disponibiliza boletim semanal nas redes sociais e está desenvolvendo portal online para catalogar informações.

Desde o ano passado, a plataforma BR Data - Brasil em Fatos, vem documentando os dados relacionados à pandemia da Covid-19 na região atendida pela 17ª Regional de Saúde, que abrange Londrina e mais 20 municípios.

A iniciativa é um projeto de extensão da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e conta com a participação de professores e alunos de pós-graduação do Departamento de Estatística, do Centro de Ciências Exatas (CCE).

O professor Rodrigo Rosseto Pescim, coordenador da ação, explica que, a princípio, a proposta do projeto era mais ampla, voltada a coleta de diversos dados como educação e economia da cidade. No entanto, com a pandemia, a iniciativa se debruçou à análise dos indicadores epidemiológicos na região.

Para fazer a catalogação das informações, o projeto, que tem o apoio do Núcleo Interdisciplinar de Gestão Pública (Nigep), conta com a ajuda das secretarias de Saúde, que repassam os dados para a equipe, que filtra elementos, como idade da pessoa, bairro onde mora e se já foi imunizada contra a doença. Além disso, os pesquisadores também coletam registros no banco de dados disponibilizado pela 17ª Regional de Saúde.

De acordo com Pescim, a ideia é criar uma plataforma virtual que concentre todas estas pesquisas e levantamentos de maneira didática, a partir de gráficos e tabelas, por exemplo. O portal ainda está em desenvolvimento e uma forma encontrada pelo grupo para alcançar a população foi usar as redes sociais para divulgar a análise do panorama da pandemia na região.

O professor avalia que a previsão é de continuar com o trabalho ligado à pandemia por mais algum tempo. No entanto, ele aponta que, no futuro, o projeto pode passar a documentar também dados de outras áreas, como meio ambiente, ou, ainda na saúde pública, acompanhar também o monitoramento da dengue na cidade. O projeto pode ser encontrado pesquisando por “Boletins BR Data” na área de procura do Facebook e do Instagram.

Comentários