QUINTA, 19/08/2021, 17:43

Pesquisa do Sebrae aponta oportunidades de mercado em Londrina

Levantamento, que faz parte do Plano de Retomada da Economia da cidade, apurou os hábitos de compra do consumidor londrinense em 19 setores, para identificar possibilidades de negócios.

A pesquisa “Consumo e Carências de Mercado em Londrina” entrevistou, pessoalmente, pouco mais de 1.200 pessoas com idade acima de 16 anos nas cinco regiões da cidade. Os resultados do levantamento, que teve como objetivo principal identificar os hábitos de consumo e apresentar as deficiências da cidade no comércio e nos serviços, foram apresentados nesta quinta-feira. O estudo de carências fez uma análise dos dois setores e traz informações como a frequência de consumo nos segmentos pesquisados e o motivo da escolha de um local para as compras, por exemplo.

O levantamento revelou que a localização do estabelecimento é um dos fatores mais importantes para o consumidor. Outros motivos apontados pelos entrevistados foram o preço, os descontos e promoções, além da qualidade do produto e do atendimento. A maioria dos ouvidos pela pesquisa respondeu ainda que faz suas compras no bairro e no centro da cidade.

Sérgio Ozório, consultor do Sebrae Paraná, explica que a pesquisa começou a surgir a partir de uma das ações elencadas no Plano de Retomada da Economia de Londrina: o estímulo ao empreendedorismo. Segundo ele, as carências variam de acordo com as regiões e bairros da cidade. Ozório diz ainda que o levantamento oferece um leque de informações grande e deve ser de muita ajuda para quem já é empresário e para quem deseja abrir um negócio.

A pesquisa revelou ainda que apenas um de cada três entrevistados faz compras pela internet. Entre os destaques do comércio online, as roupas e acessórios, com pouco mais de 23% das compras, e os calçados, quase 18%. Apesar disso, o consultor diz que o mercado digital ainda vai atrair muitos consumidores e isso deve ser explorado pelos empresários. Segundo Sérgio Ozório, na área de alimentação mais de 30% apontaram a ausência de mercados nas regiões Norte e Sul. No caso das padarias, os entrevistados citaram a falta delas em quase todas as partes da cidade, exceto na zona Sul.

Nas regiões Leste e Oeste, a principal carência apontada para 18% dos ouvidos foram as lanchonetes. No Centro, mais de 17% afirmaram ser um problema a ausência de restaurantes. Quase 10% dos entrevistados disseram também que faltam academias na região central da cidade. Ainda de acordo com o consultor do Sebrae, mais da metade das pessoas citou ainda a carência de farmácias nas regiões Leste e Sul da cidade.

O levantamento “Consumo e Carências de Mercado em Londrina” foi realizado pela Chiusoli Pesquisas, entre maio e junho, tem nível de confiança de 95% e margem de erro de 2,8%. Entre os entrevistados, 52% são mulheres e 48% homens, a maioria, quase 60% casados e na faixa etária dos 26 aos 45 anos. Mais da metade possui ensino médio completo e 27,4% ensino superior. Quase 60% têm renda mensal de até R$ 3 mil.

Comentários