QUARTA, 12/06/2024, 11:00

Polícia Civil desarticula grupo criminoso investigado em Londrina por comércio ilegal de armas de fogo

A investigação iniciou após suspeita de que uma pessoa teria vendido um fuzil para criminosos

Um arsenal foi apreendido pela operação Nêmesis em apenas um dos endereços de Londrina. Foram tiradas de circulação, 14 armas, centenas de munições, equipamentos de recarga, além de outros artefatos utilizados pelo crime organizado, como prensas para fabricação caseira de munições. A polícia apreendeu ainda produtos de potencial explosivo.

A investigação teve início em 23 de junho do ano passado, após a suspeita de que uma pessoa teria vendido um fuzil para criminosos. Para justificar a venda ilegal, o criminoso fez um boletim de ocorrência fraudulento comunicando o extravio da arma.  O delegado Rafael Souza Pinto informa que investigação alcançou também pessoas que traziam insumos contrabandeadas do Paraguai para fornecer munições ao crime organizado.

Alguns materiais eram comprados legalmente por pessoas com certificados de atirador esportivo, por meio do CAC, mas posteriormente repassavam o armamento ilegalmente para criminosos. 

Além da prisão preventiva dos dois investigados em Londrina, outras três pessoas foram presas em flagrante durante a operação por posse ilegal de armas. Aproximadamente 120 policiais civis participaram da operação nos dois estados. A força-tarefa contou ainda com o apoio do Exército Brasileiro.

Por Guilherme Marconi

Comentários