SEGUNDA, 17/05/2021, 17:39

Porecatu, no norte do Paraná, endurece ainda mais restrições com "lockdown" contra o coronavírus

Com 140 casos ativos da doença e 13 pessoas internadas, cidade, que já havia fechado os mercados na última semana, suspendeu agora o funcionamento presencial das lojas do comércio, que deverão funcionar com as portas fechadas e atendendo apenas um cliente por vez.

A Prefeitura de Porecatu, no norte do Paraná, editou o último decreto de restrições contra o coronavírus endurecendo ainda mais as proibições. A cidade, que já havia determinado a suspensão do atendimento presencial nos mercados na última semana, proibiu agora o funcionamento das lojas do comércio e instaurou um "lockdown" parcial. Até o próximo domingo, dia 23 de maio, segundo o novo decreto, os estabelecimentos só vão poder funcionar de portas fechadas, atendendo apenas um cliente por vez e por meio de delivery. Já os mercados poderão voltar a abrir as portas, desde que instaurem um sistema de agendamento permitindo a entrada de somente 30 clientes por vez. A entrega de mantimentos continua permitida.

Padarias, açougues, mercearias, lojas de conveniência e restaurantes podem funcionar até as seis horas da tarde. Academias continuam fechadas. Bares e lanchonetes funcionam apenas por meio de delivery ou retirada no local.

Também está proibido o consumo de bebidas alcoólicas nas ruas. O decreto também lembra que, em todos os casos, continua valendo as medidas sanitárias anteriores, que envolvem o distanciamento social e o uso de álcool gel, por exemplo.

Em entrevista à CBN nesta segunda-feira (17), o prefeito de Porecatu, Fabio Luiz Andrade, lembrou que atualmente, a cidade tem 140 casos ativos de coronavírus e 13 pessoas internadas em tratamento contra a doença. São dez internamentos a mais na comparação com o número da última semana. Ele pediu para que a população entenda o momento complicado e seja parceira do poder público nas ações que visam diminuir os números da Covid-19 no município.

Por Guilherme Batista

Comentários