TERCA, 29/06/2021, 17:26

Prazo para alistamento militar é prorrogado até dia 31 de agosto

Orientação é que jovens que fazem 18 anos em 2021 deem preferência ao registro pela internet. Seleção está prevista para setembro, mas quem se inscrever após esta quarta pode ser convocado apenas ano que vem.

Um novo decreto federal, publicado na última segunda-feira, estendeu por mais dois meses, o período de inscrições para o serviço militar. A medida foi tomada por conta de limitações identificadas em alguns municípios, que seguem com atendimento presencial suspenso, por conta da pandemia da Covid-19.

Até então, a data limite para o alistamento era nesta quarta-feira (30). Com a mudança, o novo prazo se encerra em 31 de agosto. Mas, para aqueles que se cadastrarem dentro destes 60 dias a mais, a convocação deve ser vinculada ao próximo ano, como explica o secretário da Junta Militar de Londrina, Fernando Cesar de Paula.

Apesar da ampliação do período para realização do procedimento, ele orienta aos jovens que completam 18 anos em 2021, que não atrasem o registro, já que o alistamento é critério importante para a regularização da situação militar e que compromete uma série de outras atribuições, como tirar o título de eleitor e ter registro na carteira de trabalho.

A recomendação é que o registro seja feito pela internet, como forma de evitar aglomerações. Para isso, é preciso acessar o site do alistamento militar obrigatório e preencher o formulário disponível, além do número do CPF.

Em caso de instabilidade no sistema, o secretário aconselha que os jovens visitem a página em horários alternativos, após às 20h. Quem não tiver acesso à internet ou apresentar dificuldades, pode ir até a Junta Militar para ser atendido.

Apesar da pandemia, de Paula afirma que a convocação deve ser feita presencialmente neste ano, seguindo os protocolos de segurança. A previsão é que esta etapa do processo seja realizada em meados de setembro.

De acordo com o secretário, neste ano, a adesão está próxima da meta prevista e mais de 3 mil jovens fizeram o alistamento. Para fazer o cadastro, basta acessar o site alistamento.eb.mil.br. A Junta Militar atende de segunda a sexta feira, das 8h às 13h, no Terminal Rodoviário de Londrina, que fica na Avenida Dez de Dezembro.

Por Victor Assis

Comentários