Prazo para atualização obrigatória de rebanhos começa em 1º de maio no Paraná
Como compromisso do Estado, há a necessidade de se realizar o cadastro de todos os animais uma vez por ano, durante os meses de maio e junho.
A campanha de atualização dos rebanhos no Paraná começa no dia 1º de maio. A atualização é obrigatória para os produtores e o prazo vai até 30 de junho, quem não cumprir a exigência ficará impedido de tirar a Guia de Trânsito Animal (GTA).
Marcelo Dieguez, médico veterinário e fiscal de Defesa Agropecuária da ADAPAR (Agência de Defesa Agropecuária do Paraná), explica que o documento permite que os animais transitem de uma propriedade para outra e autoriza o abate nos frigoríficos.
Os produtores podem fazer a atualização pelo aplicativo Paraná Agro (baixe AQUI), pelo site da ADAPAR ou presencialmente em uma das Unidades Locais da ADAPAR, Sindicatos Rurais ou Escritório de Atendimento de seu município. A partir de 30 de junho, o produtor que não atualizar o rebanho estará sujeito a penalidades previstas na legislação, inclusive multas. O Guia de Trânsito Animal é uma das maneiras de manter o controle dos animais livre de Febre Aftosa.
O Paraná tem o selo de reconhecimento desde maio de 2022, o estado conta com 155 mil propriedades com animais, tendo 8 milhões de bovinos e 7 milhões de suínos.