SEGUNDA, 15/08/2022, 17:38

Prazo para solicitar o voto em trânsito termina nesta quinta-feira

Serviço é oferecido ao eleitor que estará fora de seu domicílio eleitoral no dia do pleito. Em Londrina, cadastro pode ser efetuado no Colégio Vicente Rijo, no centro.

Termina nesta quinta-feira, 18 de agosto, o período para que o eleitor solicite o chamado voto em trânsito para o pleito de outubro. O serviço é oferecido àquela pessoa que estará fora de seu domicílio eleitoral no dia das eleições. Para indicar a cidade onde pretende votar, o eleitor deve procurar um cartório eleitoral, com título e documento oficial com foto, e solicitar, presencialmente, o chamado voto em trânsito. Vale lembrar que apenas capitais e municípios com mais de 100 mil eleitores estão habilitados a receber os eleitores que estiverem fora do domicílio eleitoral.

No Paraná, Londrina está entre as cidades aptas para o voto em trânsito. O local disponibilizado para o cadastro é o Colégio Estadual Vicente Rijo, que fica na rotatória das avenidas Higienópolis e JK, no centro.

Além de Londrina, outras 11 cidades paranaenses divulgaram os locais para o voto em trânsito. São elas: Curitiba, Maringá, Ponta Grossa, Cascavel, São José dos Pinhais, Foz do Iguaçu, Colombo, Guarapuava, Paranaguá, Araucária e Toledo. Os locais estão disponibilizados na página do Tribunal Regional Eleitoral, que é o www.tre-pr.jus.br.

São duas as possibilidades para o voto em trânsito. Quem estiver fora da cidade, mas dentro do mesmo estado em que vota, poderá participar das eleições para os cargos de presidente da República, governador, senador, deputado federal, deputado estadual ou deputado distrital. Já o eleitor que estiver em outro estado poderá participar apenas da escolha para o cargo de presidente. Lembrando que não é possível o voto em trânsito fora do Brasil. Mas o eleitor que tem o título cadastrado no exterior que estiver no Brasil no dia das eleições poderá solicitar a habilitação para escolher o candidato a presidente da república, dentro do prazo estipulado pela Justiça Eleitoral.

A CBN tentou contato no Fórum Eleitoral de Londrina nesta segunda-feira (15), atrás de um levantamento sobre o número de eleitores que já se cadastraram para o voto em trânsito na cidade, mas recebeu a informação de que o juiz Maurício Boer, coordenador das eleições no município, só deve falar sobre esse assunto nesta terça-feira (16).

Por Guilherme Batista

Comentários