SEGUNDA, 28/03/2022, 13:25

Prefeito diz que vai esperar análise jurídica antes de sancionar ou vetar projeto contrário ao passaporte da vacina em Londrina

Belinati também afirma que aguardará orientações do Estado sobre flexibilização de máscaras em ambientes internos

O projeto que proíbe o passaporte de vacina está nas mãos do prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, que poderá sancionar a lei ou até vetá-la nas próximas semanas. A matéria, dividi opiniões e tramitou em caráter de urgência e foi aprovada pela Câmara Municipal em dois turnos na semana passada sem qualquer debate técnico nem com a presença de autoridades sanitárias, apenas com argumentos políticos sobre liberdade.

Belinati foi questionado em coletiva de imprensa nesta segunda-feira sobre o tema, mas disse que irá aguardar análise da Procuradoria Geral do Município sobre a constitucionalidade a aplicabilidade dessa futura lei e preferiu não cravar um posicionamento.

Em outros decretos e oportunidades, o prefeito foi favorável a vacinação compulsória e apresentação do passaporte da vacina. Um decreto municipal assinado por ele tornou obrigatória, no ano passado, a vacinação dos cerca de 10 mil servidores públicos da prefeitura, incluindo impondo sanções ao não vacinados que estão proibidos de fazerem horas-extras.  Apenas 133 servidores num universo de mais de 9 mil não apresentaram o comprovante.

Sobre a flexibilização dos usos de máscaras em ambientes internos, o prefeito de Londrina disse que irá aguardar uma resolução estadual do governo do Paraná e não vai emitir decreto municipal sobre o tema neste momento.

Por Guilherme Marconi

Comentários