Prefeitura abre prazo para solicitação de vagas na rede municipal de ensino de Londrina
Pedidos para o ano letivo de 2026 devem ser feitos on-line; atendimento presencial nas escolas retorna no fim de janeiro
Já está aberto o período para pais e responsáveis solicitarem vagas na Rede Municipal de Ensino de Londrina para o ano letivo de 2026. O pedido começou na última sexta-feira (2), e deve ser feito exclusivamente pela internet, no site matriculas.londrina.pr.gov.br.
Nesta etapa, podem solicitar vaga alunos do P4 ao 5º ano, tanto estudantes que vão se transferir entre escolas municipais quanto novos alunos vindos da rede privada. Após o preenchimento do formulário, o responsável recebe um protocolo para acompanhar o andamento da solicitação.
A distribuição das vagas será feita pela secretaria municipal de educação, com base no georreferenciamento e na disponibilidade nas unidades. De acordo com o diretor Administrativo e de Planejamento da Secretaria, Júnior César Dias, durante o período de férias escolares, o processo segue apenas de forma on-line, o atendimento presencial nas secretarias das escolas será retomado a partir do dia 26 de janeiro.
Ainda no final de janeiro, as unidades escolares vão entrar em contato com os responsáveis, pelo telefone informado no cadastro, para o agendamento da matrícula.
Hoje, a rede municipal de Londrina atende mais de 46 mil estudantes, distribuídos em 88 escolas, 33 CMEIs e 64 centros de educação infantil conveniados.
Já as solicitações de vagas para a Educação Infantil, de zero a três anos, devem ser feitas diretamente com a Central de Vagas, pelos telefones 3375-0220 ou 3375-0282. Por causa do recesso, o atendimento será retomado no dia 20 de janeiro.
A secretaria municipal de educação reforça que a lista de espera é dinâmica e segue critérios técnicos e legais, com acompanhamento de órgãos de controle, garantindo transparência e igualdade no acesso às vagas. Para dúvidas gerais, o setor de Matrícula e Documentação Escolar atende pelos telefones 3375-3132 e 3375-0237.