SEGUNDA, 13/07/2020, 19:23

Prefeitura de Arapongas ainda está em busca de servidor que “vazou” lista com os nomes de infectados com Coronavírus

Um processo administrativo disciplinar foi aberto para apurar e punir com rigor os possíveis responsáveis pela divulgação que ocorreu na última semana.

A Prefeitura de Arapongas determinou a abertura de um processo administrativo para apurar e punir os responsáveis pela divulgação de uma lista com nomes de pacientes que foram infectados com o novo Coronavírus na cidade. O pedido de apuração foi feito pelo prefeito Sérgio Onofre ao Secretário da Saúde, Moacir Paludetto Júnior.

De acordo com o prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre, está sendo feita uma investigação e apuração de quem tem acesso aos nomes, ele afirma que não são muitos, o que facilita a ação.

Ainda de acordo com o prefeito a administração zela por preservar os pacientes e informações médicas e vai demitir o responsável.

Os nomes foram transmitidos em grupos de WhatsApp. A lista foi conhecida depois que uma das pacientes recebeu ligação telefônica de uma amiga querendo saber sobre o estado de saúde. Além do nome dos pacientes, a lista tem o endereço, o telefone, a data em que receberam o resultado e o posto de saúde onde foram atendidos.

Em nota pública a administração municipal reforçou:

“Os protocolos do Ministério da Saúde frisam que as pessoas que desrespeitarem o sigilo dos pacientes, divulgando ou compartilhando essas informações, podem ser vítimas de ação penal. O caso também será levado à Polícia”.

Por Bruno Carraro

Comentários