QUARTA, 27/03/2024, 11:37

Prefeitura de Cambé começa a instalação de radares de trânsito

Investimento na locação dos equipamentos é de R$ 200 mil e inclui uma central de monitoramento com 211 câmeras. Agentes concursados começam a organizar a mobilidade urbana.

A Prefeitura de Cambé iniciou a instalação de radares fixos nas principais ruas e avenidas da cidade. Além de equipamentos de controle de velocidade, outras câmeras de segurança serão instaladas para monitoramento. O investimento no aparato, que inclui 211 câmeras, é de R$ 200 mil ao mês por meio de uma empresa terceirizada.

De acordo com o prefeito de Cambé, Conrado Scheller, o projeto inclui câmeras de segurança para controle de velocidade, além de câmeras instaladas nas principais entradas da cidade com leituras de placas e equipamentos instalados em escolas municipais, praças e parques.

No final do ano passado, a atual administração criou a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Trânsito para coordenar as atividades de planejamento e fiscalização. Já os agentes de trânsito foram contratos em 2024 por meio de concurso público.

Os radares ainda estão em período de testes e as multas só serão aplicadas, após campanha de orientação dos agentes e ampla divulgação. O prefeito de Cambé rebateu as críticas que começaram a circular na cidade sobre a instalação dos radares que teriam objetivo de aumentar a arrecadação.

Uma lista inclui 12 radares fixos com limites de velocidade que variam de 40 a 60 km, dependendo da via. Entre elas estão nas avenidas Roberto Conceição, Inglaterra e Brasil, Rua Curitiba, Avenida José Bonifácio e Estrada da Prata.

Por Guilherme Marconi

Comentários