TERCA, 27/07/2021, 07:10

Prefeitura detalha retorno das atividades presenciais nas escolas municipais de Londrina

Retomada terá início na próxima segunda-feira, dia 2 de agosto, para alunos do 4º e do 5º ano. Demais turmas vão voltar às salas de aula até o final do mês, respeitando os 50% de ocupação das escolas e a vontade dos pais, que podem optar por manter os filhos estudando de casa

O prefeito Marcelo Belinati realizou uma live nas redes sociais na noite desta segunda-feira (26) para detalhar o plano formulado pelo município para o retorno das atividades presenciais nas escolas municipais de Londrina. A retomada terá início na próxima segunda-feira, dia 2 de agosto, mas apenas para alunos do 4º e do 5º ano, e do EJA, o Programa de Educação de Jovens e Adultos. Depois de duas semanas, no dia 16, haverá o retorno para estudantes do 2º e do 3º ano; no dia 28, para crianças do pré ou P4 e 1º ano; e, por fim, no dia 30, para meninos e meninas de zero a 3 anos, que são atendidos nas creches. Belinati disse que foi possível autorizar o retorno das atividades por conta do avanço das vacinação e, consequentemente, da queda dos números do coronavírus na cidade. Ele lembrou, entretanto, que a execução do calendário depende de uma análise técnica da Secretaria Municipal de Saúde, que vai acompanhar o dia a dia das escolas e o registro de possíveis casos da doença.

Pelo plano estabelecido pelo município, cada sala de aula terá ocupação máxima de 50% de sua capacidade, o que dá de 10 a 12 alunos por turno e um distanciamento de, no mínimo, 1,5 metro entre eles. Cada turma foi dividida em duas: enquanto metade dos alunos acompanha as atividades das escolas, a outra metade estará recebendo o conteúdo ainda de forma remota. Na semana seguinte, os grupos trocam de lugar. No caso da Educação Infantil, as crianças também foram divididas em duas turmas, e poderão frequentar as creches todos dias, mas apenas em um dos dois turnos e não mais de forma integral. Ao lado da secretária de Educação, Maria Tereza Paschoal, o prefeito lembrou, entretanto, que o município vai respeitar a vontade dos pais que ainda não se sentem confortáveis em mandar os filhos para a escola.

Por outro lado, haverá casos de alunos, que enfrentam dificuldades no aprendizado, que não vão fazer parte do sistema de revezamento e irão frequentar as salas de aula todas as semanas para receber o chamado reforço escolar.

A Secretaria de Educação preparou um plano de retorno para cada uma das escolas municipais, que, conforme a secretária Maria Tereza Paschoal, possuem realidades muito específicas e, por isso, vão executar as ações de proteção contra o coronavírus de forma independente. Cada unidade vai contar com uma equipe de brigadistas voluntários, que terão o objetivo de orientar alunos e professores sobre a importância de se cumprir os protocolos. Ela garantiu, ainda, que todas as escolas vão contar com itens como termômetros, para controlar a entrada dos alunos, além de um estoque reforçado de materiais de limpeza e equipamentos de segurança individual, como máscaras e álcool gel.

O plano também garante o fornecimento de merenda aos alunos, que vão receber o alimento de forma individual, e até a realização das aulas de educação física, que vão ser executadas de forma mais espalhada nas quadras e com atividades que não exijam o contato físico entre as crianças. O município orienta ainda que os pais impeçam os filhos de levarem brinquedos e outros objetos que possam ser compartilhados.

Em relação aos professores, a secretária de Educação destacou que todos eles já receberam pelo menos a primeira dose da vacina contra o coronavírus, e que os que têm comorbidades vão continuar trabalhando de casa até receberem as duas doses e forem completamente imunizados.

As aulas presenciais estão suspensas nas escolas municipais de Londrina desde março do ano passado, ou seja, há quase um ano e meio. Neste período, as atividades foram repassadas de forma remota a todos os estudantes, que receberam o conteúdo durante todo o último ano letivo de casa. A retomada das aulas presenciais está marcada para a próxima segunda-feira, dia 2 de agosto, em todas as escolas municipais da cidade. Os detalhes do plano de retorno podem ser conferidos no site da prefeitura, que é o www.londrina.pr.gov.br.
 

Por Guilherme Batista

Comentários