Prefeitura entrega revitalização da nascente do lago Cabrinha nesta quinta-feira
Projeto de recuperação é resultado de parceria do Município com programa das Nações Unidas.
Ao lado de Belo Horizonte e Campinas, Londrina foi uma das três cidades brasileiras selecionadas para o programa Interact Bio, financiado pela Comunidade Europeia e coordenado pelo ICLEI, órgão das Nações Unidas que articula programas de desenvolvimento sustentável em 125 países.
Aqui na cidade, o Interact Bio financiou o projeto demonstrativo de recuperação da nascente do lago Cabrinha, na Zona Norte, com as chamadas SBN – Soluções Baseadas na Natureza.
O presidente do Instituto de Planejamento Urbano de Londrina, IPPUL, Tadeu Felismino,
explica que o sistema ainda é pouco conhecido no país e se concentra em atacar os problemas ambientais e de degradação sem grandes intervenções que sejam agressivas ou artificiais.
No caso da nascente do Cabrinha, a primeira intervenção no espaço foi a colocação de grandes pedras, que atuam para reduzir a força da água que chega das galerias pluviais e com isso impedir o desbarrancamento das margens.
Além do prefeito Marcelo Belinati, participam do evento, o Secretário Executivo Adjunto do ICLEI para a América do Sul, Rodrigo Corradi, e Roberto Rusche, Coordenador de Biodiversidade da instituição.
O presidente do IPPUL diz ainda que o projeto de revitalização da nascente do lago Cabrinha, que recebeu recursos do governo alemão, deve servir como uma vitrine para a cidade e a avalia que a experiência pode ser levada para outras áreas de Londrina.
Além da recuperação da nascente, o lago Cabrinha passou por um processo de desassoreamento, que começou em 2019 e só terminou em 2020, com a retirada de toneladas de lama e sujeira. O entorno do espaço também foi revitalizado, com a construção de pista de caminhada, academia de ginástica, parquinho infantil e nova iluminação em LED, entre outros equipamentos.