QUARTA, 20/06/2018, 19:25

Prefeitura já arrecadou mais de R$ 246 milhões com o IPTU, o equivalente a 64% do valor total lançado nos boletos

Secretário de Fazenda afirma que novo sistema informatizado que a Prefeitura estuda implantar deve reduzir fraudes e aumentar arrecadação.

No total, o Município emitiu boletos que somam mais de R$ 384 milhões. Até a última terça-feira, segundo a secretaria de Fazenda de Londrina, foram arrecadados mais de R$ 246 milhões, o equivalente a 64% do valor total lançado. Em pagamentos à vista foram R$ 170 milhões e o restante, R$ 76 milhões, a prazo.

Até agora, 159 mil contribuintes, ou 67% dos 236 mil, já pagaram o IPTU, seja em cota única ou parcelado. O Secretário de Fazenda de Londrina, João Carlos Perez, afirma que o valor arrecadado até agora está bem próximo do número de 2017, que nesse mesmo período era de 70% do total lançado.

Segundo o secretário, o nível de inadimplência só pode ser apurado daqui a seis meses, no final do exercício, já que a maior parte dos contribuintes, 56%, optou por parcelar o imposto.

João Carlos Perez falou ainda sobre a formação de uma Comissão de técnicos municipais que ficou responsável por estudar a viabilidade de implantação de um novo sistema de informática, mais eficiente, para o setor tributário do Município.

De acordo com o secretário de Fazenda, o investimento no sistema, entre softwares e equipamentos, deve ser de algo em torno de R$ 2,5 milhões. João Carlos Perez avalia que é um investimento necessário e que vai se traduzir em redução de perdas para a arrecadação do Município.

Três pastas estão envolvidas no trabalho, a Procuradoria Geral, além das secretarias de Fazenda e Obras. A Comissão deve concluir o estudo e apresentar um modelo de sistema em até 30 dias.

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