TERCA, 17/05/2022, 15:05

Prefeitura publica novo edital e tenta retomar construção de UBS

Obra da unidade de saúde da Vila Fraternidade tem menos de 50% de execução e está parada há dois anos.

A terceira tentativa de reiniciar as obras da UBS da Vila Fraternidade foi publicada no Jornal Oficial do Município desta segunda-feira. A licitação, na modalidade tomada de preços, tem valor máximo de pouco mais de R$ 1,2 milhão e tem abertura prevista para 3 de junho. O prazo de execução da obra, após a assinatura da ordem de serviço, é de 150 dias corridos.

Inaugurada na década de 1970 e desativada desde 2013, por conta das péssimas condições do prédio, a UBS passou a servir de esconderijo para criminosos, usuários e traficantes de drogas. Em 2014, ainda na gestão Alexandre Kireef, a unidade começou a ser demolida e, na época, a promessa era de que um novo prédio, com 500 metros quadrados, seria construído no local.

O problema entrou pela atual gestão. Em janeiro de 2020, a Prefeitura começou a reconstruir a UBS. Mas, 10 meses depois decidiu dispensar a empresa responsável pela obra, após ter realizado menos da metade dos serviços. O Município tentou convocar a segunda colocada no edital, mas não houve acordo.

Outras duas licitações foram abertas, mas não houve interessados. Por conta disso, a Prefeitura decidiu mudar algumas cláusulas do edital e espera que com as alterações feitas a nova tomada de preços tenha interessados.

A obra tinha uma contrapartida de R$ 1 milhão do Governo do Estado. Mas, em função dos atrasos, o Município decidiu terminar o prédio com recursos próprios.

Por Marcos Garrido

Comentários