SEXTA, 09/04/2021, 19:05

Prefeitura quer ampliar número de ciclovias na cidade

Com mais londrinenses aderindo à bicicleta, município pretende incluir faixas para bicicletas em projetos de obras públicas.

Com objetivo de otimizar a mobilidade urbana, as obras mais recentes executadas pela prefeitura preveem a implantação de ciclovias em diferentes pontos da cidade. Um dos locais que deve receber as faixas para bicicletas é a Avenida Rio Branco.

Em paralelo à construção da trincheira, no cruzamento com a Leste Oeste, estão sendo construídas áreas reservadas para ciclistas em trechos que se estendem para além da rotatória entre as avenidas em aproximadamente 1,5km de ciclovia.

Ainda na região, a prefeitura já está na reta final das obras de revitalização do canteiro central da Leste Oeste, o que inclui a reconstrução da pista exclusiva para bicicletas, entre as ruas Guaporé e João Pessoa.

De acordo com o secretário municipal de Planejamento, Marcelo Canhada, a administração tem investido na ampliação de ciclovia ao longo da cidade por entender que a bicicleta é um meio de transporte que ganha cada vez mais adesão dos londrinenses.

Ele considera que a implantação de novas faixas para bicicletas contribui para aperfeiçoar a estrutura cicloviária do município proporcionando novas conexões entre as regiões da cidade. Canhada afirma que a mobilidade urbana tem sido um fator importante no planejamento das atuais obras executadas pela prefeitura.

O secretário de Planejamento afirma ainda que as pistas já existentes na cidade devem passar por manutenções periódicas que a maioria das demandas apresentadas pela população, em relação a reparos nos espaços, é atendida. Ele considera que as melhoriass podem ser realizadas em paralelo às ações de ampliação das ciclovias no município.

A implantação de novas ciclovias em Londrina acompanha um aumento da procura pelas bikes em todo o Brasil. Segundo dados do Sebrae, as vendas de bicicletas registraram um crescimento de 18% no último ano e segue uma tendência nacional. Somente no Paraná, mais de 2,3 mil negócios no ramo das bicicletas estão em atividade.

Por Victor Assis

Comentários