SEGUNDA, 27/03/2023, 19:03

Prêmio Queijos do Paraná encerra inscrições nesta sexta feira

Final do concurso, que tem 19 categorias, será em Curitiba no Dia Internacional do Leite, celebrado em 1º de junho.

Lançado em agosto do ano passado com o objetivo de valorizar os derivados de leite produzidos no Estado, o Prêmio Queijos do Paraná encerra as inscrições nesta sexta-feira, 31 de março. A grande final, com a avaliação e premiação dos produtores das 19 categorias, vai ser realizada em Curitiba, numa cerimônia em 1º de junho, Dia Internacional do Leite.

O Prêmio, que foi idealizado e é promovido por um comitê formado pelo Instituto de Desenvolvimento Rural, Federação da Agricultura, Sebrae e Sindileite, tem o apoio de outras 28 entidades públicas e privadas do estado. Os queijos serão avaliados por uma banca especializada e receberão uma pontuação, de acordo com critérios pré-estabelecidos. Um deles é que tenha sido produzido no Paraná.

Os que conseguirem 18 pontos ou mais levam medalha de ouro. O produto que receber, pelo menos, 16 pontos fica com a prata. E o que tiver 14 pontos leva a medalha de bronze. E tem ainda a possibilidade de ganhar a medalha super ouro para quem se destacar na grande seleção final.

O detalhe é que os queijos premiados podem usar a medalha como uma espécie de selo de garantia de qualidade na embalagem do produto. Os vencedores também vão receber outros prêmios, que vão desde uma consultoria de gestão e design de embalagem até treinamentos para o processo de produção.

Das 19 categorias, 12 são de variedades produzidas com leite de vaca; duas com leite de cabra; duas de leite de ovelha; duas de leite de búfala e uma categoria para as criações de cada laticínio, como queijos aromatizados ou condimentados. O regulamento e a ficha de inscrição no prêmio podem ser acessados no site www.idrparana.pr.gov.br.

Segundo o Governo do Estado, o Paraná tem, atualmente, mais de 50 mil produtores dedicados à atividade leiteira, com produção diária de 12 milhões de litros, sendo 5 milhões destinados à produção dos mais variados tipos de queijos.

 

Com informações da Agência Estadual de Notícias.

Comentários