SEGUNDA, 05/01/2026, 16:39

PRF envia reforço de policiais do Paraná e de outros estados para fronteira com a Venezuela

Efetivo vai atuar na BR-174, entre Boa Vista e Pacaraima, com foco no combate ao crime e no apoio ao fluxo migratório

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) confirmou o envio de policiais do Paraná e de outros estados para reforçar a segurança na região de fronteira entre o Brasil e a Venezuela. O efetivo será concentrado principalmente na BR-174, no trecho que liga Boa Vista a Pacaraima, em Roraima.

A PRF não informou o número de agentes deslocados, mas destacou, em nota, que a mobilização tem caráter preventivo e repressivo, diante da atuação de organizações criminosas na região. Os policiais também vão apoiar as ações de segurança e o acolhimento de migrantes venezuelanos que entram no país.

A área é a principal porta de entrada de venezuelanos no Brasil, em razão da proximidade com o país vizinho. Nos últimos anos, o chamado êxodo venezuelano intensificou o fluxo migratório, motivado pela crise econômica na Venezuela, com impacto em diversos estados brasileiros.

O Paraná está entre os destinos desses imigrantes. Dados do IBGE mostram que, entre 2017 e 2022, Londrina recebeu mais de 2.100 imigrantes, sendo cerca de 41% venezuelanos mais de 880 pessoas. Na cidade, muitos vivem na zona norte, em áreas como a ocupação Flores do Campo.

Por João Gabriel Rodrigues

Comentários