Primeira tempestade de 2026 deixa rastro de estragos nas zonas leste e norte de Londrina
Alerta de perigo emitido pelo Inmet mobilizou a Defesa Civil nesta terça-feira (17) com quedas de árvores e destelhamentos
O Paraná esteve em alerta de perigo para tempestades na tarde desta terça-feira, dia 17. O aviso foi emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia, que previa chuva intensa acompanhada de rajadas de vento em várias regiões do estado.
Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (SIMEPAR), em Londrina as rajadas de vento registradas na estação meteorológica chegaram a 37,8 quilômetros por hora. Esta foi a primeira vez em 2026 que um alerta desse tipo foi emitido para Londrina e região. Vale lembrar que os alertas para tempestades severas passaram a ser adotados após a integração de um meteorologista do Simepar à Defesa Civil, em outubro de 2025.
Em Londrina, equipes da Defesa Civil seguem em atendimento às ocorrências. Um relatório oficial será elaborado após a conclusão dos trabalhos. Até o fechamento desta reportagem, foram registradas quatro quedas de árvores e quatro ocorrências de destelhamento. A região leste foi a mais afetada, seguida da região norte do município.
Em caso de emergência, a orientação é acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros do Paraná pelo 193. Já situações como falta de energia elétrica ou queda de postes devem ser comunicadas à Copel, pelo telefone 0800 51 00 116.
De acordo com o Simepar, a instabilidade do tempo foi provocada por um sistema de baixa pressão formado entre o Uruguai e o Rio Grande do Sul, que avançou em direção ao oceano e influenciou as condições do tempo no Paraná.