SEGUNDA, 26/10/2020, 19:37

Procon de Londrina registra aumento de 60% nas reclamações de compras feitas pela internet

Diretor do Procon diz que antes de fechar compra consumidor deve fazer print da tela, checar especificações do produto e principalmente ter certeza que o site é confiável.

Que a pandemia fez aumentar as vendas do comércio online, disso ninguém dúvida. Com o fechamento de muitas atividades, principalmente em alguns períodos do primeiro semestre, muita gente buscou na internet aquilo que precisava. E foi assim com vários segmentos do comércio. E se as vendas online cresceram, o número de reclamações feitas no Procon também. E muito. 

Segundo o órgão de defesa do consumidor londrinense, o aumento das denúncias feitas de janeiro até esta segunda-feira, 26 de outubro, em relação às compras pela internet, chegou a aproximadamente 60% na comparação com o mesmo período do ano passado. Das 338 reclamações de 2019 houve um salto para 542. queixas agora em 2020.

Para o diretor do Procon de Londrina, Carlos Eduardo Vaz, o aumento de 60% nas queixas de um ano para outro é significativo e reflete o crescimento das vendas online durante a pandemia. Ele diz ainda que antes de fechar uma compra online o consumidor precisa prestar atenção a algumas dicas fundamentais, entre elas a possibilidade de desistir no prazo de sete dias e fazer um print da tela da compra.

Carlos Eduardo Vaz diz ainda que o erro mais comum dos consumidores é em relação às especificações do produto que está comprando.

O diretor do Procon diz ainda que outra questão que o consumidor não pode deixar de checar é a confiabilidade do site em que está comprando.

Carlos Eduardo Vaz afirma também que muitos idosos ainda enfrentam dificuldades e costumam cair nas armadilhas da internet com mais frequência, mas os problemas com as compras online, ele diz, não estão restritos aos mais velhos.

Além do link do Procon no Portal da Prefeitura, o consumidor pode fazer denúncias ou agendar um atendimento pelo número 3372-4823.

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