SEGUNDA, 20/11/2017, 01:00

Procon lança cartilha com dicas e orientações sobre compras na internet

Parceria com Projeto Segurança na Rede é um alerta para os golpes virtuais, lojas falsas e promoções mentirosas.

Em tempos de promoções como a Black Friday, e com o Natal se aproximando, os criminosos virtuais aproveitam para aplicar uma enxurrada de golpes.

O coordenador do Procon de Londrina, Gustavo Richa, alerta que é nessa época de promoções e consumo em alta que os golpistas criam, por exemplo, as lojas virtuais falsas para atrair compradores, com preços quase sempre muito abaixo da média do mercado, entre outros tipos de golpes.

O coordenador diz que para se prevenir desses golpes virtuais, das lojas falsas e promoções mentirosas, é preciso tomar algumas medidas básicas de segurança, como, por exemplo, checar a credibilidade do fornecedor e optar por formas de pagamento mais seguras.

Todas as dicas estão disponíveis na cartilha, que pode ser baixada no site do projeto Segurança na Rede, o endereço é o www.segurancanarede.com.br/comprasvirtuais.

A equipe do Procon e do projeto Segurança na Rede também vai distribuir a cartilha no Calçadão na terça-feira, a partir das 10 da manhã.

A cartilha, segundo Richa, também alerta os consumidores sobre casos, por exemplo, em que não há golpe, mas o consumidor acaba sendo prejudicado por atrasos, pelo não recebimento do produto, ou ainda por receber uma mercadoria diferente da adquirida. Richa alerta que a melhor maneira de evitar qualquer prejuízo, é checar tudo antes da compra, porque depois do negócio fechado, fica muito mais difícil se chegar aos autores do golpe.

O coordenador do Procon diz que no site do projeto, o consumidor encontra todas as informações sobre seus direitos no mundo virtual.

Segundo Gustavo Richa, qualquer irregularidade pode ser denunciada pelo telefone 151, pelo e-mail procon@londrina.pr.gov.br, ou pessoalmente na sede do órgão, que fica Rua Mato Grosso, 299, de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas. A entrega de senhas para o atendimento é das 9 às 14 horas.

Comentários