TERCA, 25/06/2019, 18:56

Procon orienta sobre bloqueio para ligações de telemarketing indesejadas no celular

A lista “Não Perturbe” criada pela Anatel passa a valer em até 30 dias, mas o cadastro para impedir as ligações já pode ser feito.

O Procon de Londrina passa a orientar a população sobre um serviço de “Não Perturbe” que proíbe que ligações de telemarketing ocorram no celular.

A Agência Nacional de Telecomunicações - Anatel determinou às telefônicas que as pessoas que não desejam esse tipo de ligação sejam respeitadas.

De acordo com o coordenador do Procon de Londrina, Gustavo Richa, os usuários devem fazer o cadastro na lista no site da empresa que liga constantemente oferecendo promoções.

As empresas terão o prazo de 30 dias para que seja implantado um serviço de abrangência nacional que evite ligações insistentes não autorizadas.

Ainda de acordo com Gustavo Richa, as empresas que insistirem com as ligações após o prazo ser dado pela Anatel serão multadas.

O registro de continuidade de importunação deve ser feito ao Procon que tomará as medidas.

A Anatel alerta que os consumidores cadastrados conseguem bloquear todas as chamadas de telemarketing com exceção de serviços de cobranças e de pedidos de doações por telefone.

Dados da Anatel revelam que as operadoras de celular e os serviços de TV por assinatura lideram o ranking de ligações de telemarketing.

Comentários