QUINTA, 08/12/2022, 14:24

Procon-PR orienta consumidores que vão às compras do material escolar

Os pais e responsáveis podem se unir para compras coletivas, em busca de descontos nos itens. Departamento reforça ainda que lista encaminhada pelas escolas não deve incluir produtos de uso coletivo.

Ainda estamos no final 2022, mas muita gente já está de olho na compra do material escolar para 2023, em busca de poupar. Para se ter uma ideia, a estimativa é que o valor dos itens que compõem a lista tenha uma elevação entre 15% e 30%. Os dados são da Associação Brasileira de Fabricantes e Importadores de Artigos Escolares.

Por conta disso, o Departamento Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-PR) tem orientado os paranaenses que irão às compras destes produtos. Cláudia Silvano, coordenadora do órgão, diz que a já tradicional pesquisa de preço é fundamental para quem quer economizar.

Ela lembra que podem compor a lista de material escolar, somente itens que são usados nas atividades diárias e pedagógicas do aluno, como papel sulfite, lápis, borracha, cola e tinta guache. A coordenadora do Procon-PR alerta que produtos de uso coletivo, como copos descartáveis, papel higiênico e giz, são de responsabilidade das escolas.

Outra dica, é a compra coletiva. Cláudia Silvano explica que se reunir com outras pessoas para adquirir itens em maior quantidade pode ajudar, por exemplo, a ter melhores descontos no valor dos produtos que estão na lista do material escolar do próximo ano.

A orientação do Procon-PR para os pais ou responsáveis que não estejam de acordo com a lista apresentada pela instituição educacional, é que busquem diretamente a escola para tentar resolver a situação, em um primeiro momento. Não sendo solucionado o problema, é possível entrar em contato com o Departamento, através dos canais de atendimento.

Comentários