TERCA, 15/12/2020, 17:32

Procon recebe pelo menos cem denúncias por mês de idosos contra empréstimos consignados em Londrina

Segundo o órgão de fiscalização, fraudes e até a falsificação de assinaturas estariam sendo praticadas pelas instituições financeiras contra os próprios clientes.

O Procon de Londrina está preocupado com o aumento crescente de denúncias apresentadas por idosos que alegam ter sido coagidos a contrair empréstimos consignados. São pelo menos cem queixas do tipo registradas por mês no órgão de defesa do consumidor. Em alguns casos, os idosos teriam tido os nomes envolvidos nas transações mesmo sem nenhuma autorização formal. Eles só teriam percebido o empréstimo quando receberam a aposentadoria faltando boa parte do valor. Foi possível descobrir, inclusive, o registro de fraudes e até a falsificação de assinaturas. De acordo com o coordenador do Procon na cidade, Gustavo Richa, as irregularidades estariam sendo praticadas pelas próprias instituições financeiras, que, conforme ele, se aproveitam da falta de informações e até da ingenuidade das pessoas de mais idade para envolvê-las nos empréstimos.

Richa lembrou, ainda, que o Procon apura as irregularidades desde 2018, e que, no ano passado, o órgão chegou a protocolar uma denúncia formal contra as instituições no Ministério Público. De lá para cá, algumas delas teriam sido responsabilizadas, com a devolução do dinheiro devido aos idosos lesados. O coordenador também orientou as pessoas a prestarem bastante atenção no que é ofertado pelos bancos. O cuidado, nestes casos, de acordo com ele, sempre precisa ser redobrado.

O telefone do Procon Londrina para denúncias e mais informações é o 3372-4823.

Por Guilherme Batista

Comentários