TERCA, 16/07/2019, 15:01

Professores têm até novembro para repor aulas “perdidas” durante o período de greve

Segundo acordo entre sindicato e governo, cada escola vai ficar responsável por definir calendário de reposição com os docentes e alunos. Sugestão é de que aulas sejam dadas a partir da próxima semana, ainda durante o recesso.

Os professores da Rede Estadual que participaram da greve da categoria nas últimas semanas vão precisar repor as aulas “perdidas” durante o período de paralisação até o final de novembro. A informação foi repassada pela CBN pela chefe do Núcleo Regional de Educação em Londrina, Jéssica Pieri. Ela explica que o prazo foi acordado entre a APP Sindicato e a Secretaria Estadual de Educação, e que, agora, cada escola vai ficar responsável por definir o calendário de reposição com os docentes e os estudantes. A sugestão repassada pelo núcleo é de que as aulas sejam dadas já a partir da próxima semana, ainda durante o recesso do meio do ano. As chamadas sextas aulas e o expediente aos sábados também não estão descartadas, conforme Jéssica.

A chefe do Núcleo lembra ainda que, pelo acordo, os professores só vão receber pelos dias parados se repuserem as aulas perdidas. Foram 18 dias de paralisação, entre 25 de junho e a última sexta-feira.

A greve dos professores chegou ao fim depois de o governo apresentar uma proposta que prevê o pagamento da chamada data-base da categoria a partir do próximo ano. As negociações, entretanto, continuam. Nesta quarta-feira, representantes da APP voltam a se reunir com a Secretaria Estadual de Educação para discutir pontos relacionados à contratação de professores temporários, que pode passar por uma reformulação. O sindicato defende a manutenção da metodologia atual e a contratação de concurso público.

Por Guilherme Batista

Comentários