SEGUNDA, 28/06/2021, 07:15

Projeto abre portas de academias de Rolândia para recuperação de pacientes pós-covid

Ação em parceria com prefeitura teve início na última quinta-feira e vai ajudar famílias que não têm condições de bancar tratamento.

A iniciativa busca auxiliar pessoas que se recuperam de casos severos do coronavírus e que, em muitas vezes, foram internadas em Unidades de Terapia Intensiva. O projeto vai atender inscritos no Cadastro Único e que estão tratando os sintomas pós-covid pelo SUS.

A expectativa com o serviço, que teve início na última quinta-feira, é reduzir sequelas relacionadas à doença, como perda de força nos músculos ou problemas de locomoção, e garantir mais qualidade de vida aos pacientes.

Até agora, seis pessoas foram atendidas pela iniciativa. O secretário municipal de Esporte de Rolândia, Victor Hugo Pascolatti, avalia que os primeiros dias de atividades foram produtivos e conta que uma universidade já se interessou em fazer parceria para ampliar o projeto.

A ação surgiu em conjunto à retomada do Conselho Municipal de Esporte. Segundo ele, a iniciativa, por parte dos donos de academias, é completamente voluntária e não há nenhum tipo de contrapartida da prefeitura.

Para Pascolatti, a parceria demonstra a responsabilidade social dos proprietários. O secretário destaca a importância do serviço para auxiliar famílias que não teriam condições de arcar com o valor de um atendimento particular.

Ele explica que, a princípio, o projeto selecionaria um número máximo de pacientes que poderiam ser atendidos. Mas, a demanda pelo serviço ainda é pequena e, por isso, todos que se enquadram aos critérios podem participar. As secretarias municipais, em conjunto, cruzam os dados para verificar quem tem direito ao benefício e entram em contato com a pessoa para encontrar uma academia próxima,

Por Victor Assis

Comentários