QUARTA, 29/03/2017, 19:15

Projeto de Lei quer liberar o transporte de animais em ônibus, vans e táxis da cidade

Pela proposta da vereadora Daniele Ziober, até animais exóticos, desde que legalizados vão poder usar o transporte público.

O projeto de lei é uma reivindicação antiga dos donos de animais, principalmente cães e gatos. A proposta da vereadora Daniele Ziober chegou a ser apresentada à Comissão de Justiça da Câmara, mas acabou retirada da pauta, pela própria autora, para algumas mudanças. O projeto inicial, que autorizava o transporte de animais apenas nos ônibus do sistema, será alterado e vai incluir também o Psiu, as vans e os táxis.

Segundo Ziober, a proposta deve ser reapresentada já na próxima semana para a assessoria jurídica da Casa e depois segue para as comissões temáticas. A autorização vale só para animais que pesem até 16 quilos e sejam transportados em caixas de fibra de vidro ou material semelhante e sem a presença de dejetos, água e alimentos. A vereadora ressalta que a proposta vale qualquer tipo de animal doméstico e até para os silvestres, desde que estejam legalizados.

A vereadora destaca que vão poder ser transportados até dois animais por viagem. A multa para quem desobedecer a lei chega a R$ 1 mil reais. Segundo a vereadora, a proposta já existe em outras cidades do país.

Segundo a vereadora, atualmente, Londrina tem um animal para cada três pessoas.
Defensora da causa dos animais, Daniel Ziober também é voluntária em projetos na área. Em três meses na Câmara, avereadora protocolou três projetos relacionados à proteção animal. Um deles propõe a criação de um serviço municipal de urgência para animais doentes, que a vereadora passou a chamar de Samu Vet. 

Comentários