Projeto de restauração do Calçadão próximo ao Teatro Ouro Verde é aprovado
IPPUL quer fazer releitura de obra de Jaime Lerner da década de 70.
O trecho do Calçadão entre a avenida Rio de Janeiro e a rua Minas Gerais deverá ganhar uma nova ou velha cara a partir de 2025. Isso porque o projeto de revitalização do chamado trecho 5, onde fica o Cine Teatro Ouro Verde, foi aprovado na Secretaria da Cultura do Paraná e a expectativa é de que a revitalização comece no início no segundo semestre de 2025.
Presidente do Ippul (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina), Gilmar Domingues explica que o projeto foi encaminhado para a Secretaria Municipal de Obras para dar andamento na parte orçamentária e licitatória.
A revitalização prevê a modernização do local, levando em conta os aspectos históricos e culturais do projeto original, que é do final da década de 1970.
O projeto original do Calçadão, tem origem do final da década de 1970, e pertence ao arquiteto e urbanista Jaime Lerner. O conceito utilizado no projeto chamado de “Novo Centro” era de restringir o fluxo de veículos e destinar o local apenas aos pedestres.
Nos últimos dias o chafariz do Calçadão e as floreiras foram pintadas pelas CMTU nas cores azul e vermelho, o objetivo de acordo com a companhia é restaurar a pintura aos arredores dos locais onde estão sendo montadas as decorações natalinas.