Projeto do Instituto A.Yoshii incentiva a leitura entre os colaboradores nos canteiros de obras
Canteiro da Leitura planeja chegar à sua 27ª unidade em 2025
Segundo a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, divulgada recentemente, houve uma redução no número de leitores no país, no período de 2019 a 2024, quando foi realizado o último levantamento. Os dados mostram que 53% das pessoas consultadas não leram nem parte de um livro, impresso ou digital e de qualquer gênero, nos três meses anteriores à pesquisa.
Apesar dos números apresentados, algumas iniciativas tentam mudar este cenário. O Grupo A.Yoshii, companhia que completa 60 anos em 2025, promove há quatro anos o Canteiro da Leitura, projeto que tem como objetivo facilitar o caminho ao conhecimento e entretenimento por meio da leitura.
De acordo com Ana Carolina de Almeida Prado Yoshii, vice-presidente do Instituto A.Yoshii, a ideia já está colhendo muitos frutos e o planejamento é chegar a 27 unidades do Canteiro de Leitura em 2025.
Segundos dados da companhia, o projeto já impactou cerca de 5 mil pessoas desde a sua criação.
Ao todo, já foram instaladas 25 bibliotecas nos canteiros de obras da A.Yoshii e Yticon, além dos espaços montados na sede administrativa da companhia, em Londrina e no Showroom de Curitiba.
Atualmente o projeto conta com 9 Canteiros ativos nas cidades de Curitiba, Jandaia do Sul, Maringá, Londrina, no Paraná, e em Gavião Peixoto, em São Paulo. A previsão é que mais quatro Canteiros sejam instalados até o final do ano.