QUARTA, 13/11/2024, 10:36

Projeto do trem pé-vermelho deve ficar pronto em julho de 2025

O trajeto inicial do transporte seria de Paiçandu a Ibiporã, em uma região que abriga cerca de 2 milhões de pessoas

O projeto de estudo e viabilidade técnica do trem-pé vermelho deve ficar pronto em julho do ano que vem. Essa é a promessa da Secretaria Nacional de Transporte Ferroviário do Ministério dos Transportes. Uma reunião foi realizada nesta terça-feira (12) entre o secretário da pasta, Leonardo Ribeiro, a deputada federal Luiza Canziani (PSD) e a secretária de Segurança Pública e Transportes de Cambé, Danaê Fernandes.

De acordo com Leonardo Ribeiro, a Volar Engenharia (empresa contratada pelo governo federal para a realização do estudo) está na fase inicial de elaboração do projeto, enquanto a Infra S.A. (empresa pública federal, vinculada ao Ministério dos Transportes, que presta serviços de planejamento, estruturação de projetos, engenharia e inovação) iniciou conversações com o governo do Estado e com as prefeituras envolvidas para coletar informações a respeito de projetos já elaborados. A intenção de compartilhamento da malha ferroviária existente deverá ser tecnicamente estudada. O trajeto inicial seria de Paiçandu a Ibiporã, em uma região que abriga cerca de 2 milhões de pessoas.

A deputada federal Luisa Canziani afirma estar otimista com o andamento do projeto.

Para a secretária de Segurança Pública e Trânsito de Cambé, Danaê Fernandes, a possibilidade da implantação do trem pé-vermelho é real.

Uma nova reunião deve ser realizada no fim do mês, com a participação também de representantes do governo estadual, para alinhar os projetos estadual e federal e verificar a viabilidade entre eles.

Por Rafael Sanchez

Comentários