SEXTA, 02/07/2021, 11:47

Projeto que regulamentava poda ornamental de árvores é prorrogado na Câmara

Vereador Roberto Fu decidiu adiar a discussão ao perceber que não teria votos suficientes para aprovação

A Câmara de Vereadores de Londrina analisaria na sessão desta quinta-feira um projeto de lei de autoria do vereador Roberto Fu que muda o Plano Diretor de Arborização do município de 2013 para permitir que seja feita a poda ornamental de árvores, pelo topo, desde que seja autorizada pela Secretaria Municipal do Ambiente.

A permissão valeria apenas para espécies que aceitam este tipo de poda, e viria acompanhada de um laudo técnico atestando que não haverá prejuízo à saúde da árvore.

A discussão chegou a ser iniciada, e Roberto Fu fez duras críticas à Sema, citando exemplo de londrinenses que estão sendo multados por fazerem essa prática enquanto a Copel, que executa um serviço parecido, passaria imune.

A Comissão de Política Urbana e Meio Ambiente da Câmara deu parecer contrário à proposta, já que segundo a Secretaria do Meio Ambiente a poda de toparia não permite que a árvore desenvolva sua função na arborização urbana, como providenciar oxigênio, manter a umidade do ar, reduzir a temperatura e retenção de CO2, entre outros.

Depois de notar que o projeto, que tramita na Casa há três anos, não seria aprovado pela maioria dos vereadores, Fu optou por retirá-lo de pauta por cinco sessões, até 15 de julho.

Comentários