PSD deve definir candidato à Presidência até abril, afirma Ratinho Júnior
Governador do Paraná cita Ronaldo Caiado e Eduardo Leite como alternativas da sigla e reforça próprio nome na disputa
O governador do Paraná, Ratinho Júnior, do PSD, voltou a comentar sobre as eleições de 2026. Durante um evento nesta sexta-feira (30) em Ibiporã, na região norte do estado, ele foi questionado sobre a possibilidade de disputar a Presidência da República.
Ratinho afirmou que o partido ainda faz uma construção interna e lembrou que hoje o PSD discute três nomes para a corrida presidencial: o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, que recentemente se filiou à sigla; o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite; e o próprio nome dele, que, segundo Ratinho, vem sendo ventilado com frequência. O governador disse estar honrado com a lembrança.
Segundo Ratinho Júnior, a definição deve ocorrer até o início de abril (4), prazo em que o partido precisa decidir o caminho a seguir para que os nomes escolhidos estejam aptos a disputar qualquer desafio eleitoral.
Ainda neste mês, no dia 26 de janeiro, Ratinho também comentou a possibilidade de o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, concorrer à reeleição. Na ocasião, ele afirmou que essa decisão não altera a estratégia do PSD para as eleições deste ano.
Na primeira pesquisa Genial/Quaest divulgada em 2026, Ratinho Júnior aparece em terceiro lugar em um dos cenários para a Presidência da República, com 9% das intenções de voto. Ele fica atrás do senador Flávio Bolsonaro, do PL, que soma 26%, e do presidente Lula, do PT, com 35%.
O levantamento ouviu 2.004 pessoas entre os dias 8 e 11 de janeiro e tem margem de erro de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.