SEGUNDA, 13/06/2022, 07:05

Ranking internacional coloca UEL entre as melhores do país

Universidade é a única estadual paranaense que aparece na lista, junto com mais de 2 mil instituições de ensino superior de todo mundo.

A 21ª universidade brasileira e a única estadual paranaense que aparece na edição 2023 do QS World University Ranking, que analisou quase 2.500 Instituições de Ensino Superior de todo o mundo. A lista desse ano classificou pouco mais de 1.400 universidades de 100 países, 35 delas brasileiras, considerando pontos como a reputação acadêmica, a percepção do empregador, a proporção professor/aluno, citações de pesquisas produzidas e o relacionamento internacional dos professores e estudantes.

Nesta edição do ranking, os avaliadores incluíram 124 novas instituições, oito delas brasileiras. De acordo com a UEL, a universidade manteve a classificação global do ano passado, permanecendo na posição entre 1.201 e 1.400.

A professora Valdete Mrtvi, diretora de Avaliação e Informação Institucional da UEL, destaca o fato da universidade ser a única estadual citada no ranking e diz a presença na lista premia o alto nível e a qualidade das atividades de ensino, pesquisa e extensão da universidade.

O ranking tem oito critérios de avaliação: citações em produções científicas; corpo docente internacional; empregabilidade; proporção de estudantes estrangeiros; proporção de professores para estudantes; rede internacional de pesquisa; reputação acadêmica e reputação entre empregadores.

A UEL se destacou em dois desses indicadores: a rede internacional de pesquisa e a proporção de professores para alunos, quesito no qual a universidade ficou à frente de outras instituições públicas mais bem classificadas na pontuação geral. Entre todos os critérios de avaliação da pesquisa, a professora destaca um deles.

Além da classificação geral, a UEL também se destacou em rankings específicos de duas das 51 áreas avaliadas: Agricultura e Silvicultura, onde ocupou a 14ª posição, seguida pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), que aparece em 15º lugar. Em Medicina, entre 21 universidades nacionais, a UEL figura na 20ª colocação, sendo a única estadual do Sul do País nessa lista.

No Paraná, a instituição melhor avaliada neste último ranking QS foi a UFPR, que ficou na 12ª posição, seguida pela PUC Paraná na 19ª colocação.

O Brasil é o país da América Latina com mais instituições no ranking. A brasileira melhor ranqueada foi a Universidade de São Paulo, seguida da Unicamp e da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Com um orçamento de quase R$ 900 milhões, a UEL tem 53 cursos de graduação e 183 de pós-graduação. São 15 mil alunos e mais de 4.200 servidores, entre professores e profissionais da carreira técnica-administrativa.

 

Com informações da Agência UEL.

Comentários