QUINTA, 20/02/2020, 18:09

Receita Federal espera receber 286 mil declarações do Imposto de Renda em Londrina e região

Prazo para a prestação de contas junto ao Leão começa só depois do carnaval, mas contribuintes já precisam começar a se planejar.

A delegacia da Receita Federal que atende Londrina e região espera receber neste ano 286 mil declarações do Imposto de Renda. No Brasil, devem ser entregues 32 milhões de declarações, sendo dois milhões e 70 mil no estado do Paraná. O período para a prestação de contas junto ao Leão começa no dia 3 de março, depois do carnaval, mas, na avaliação do delegado regional da Receita, Davi de Oliveira, os contribuintes já precisam começar a se planejar.

O contribuinte também já pode baixar o programa gerador do Imposto de Renda 2020 na internet. O download foi liberado nesta quinta-feira e pode ser feito no site da Receita Federal, que é o www.receita.economia.gov.br. Por meio do programa, vai ser possível adiantar o preenchimento da declaração para as duas formas de tributação, tanto utilizando as deduções legais como o desconto simplificado. Também vai ser possível importar os dados do ano passado para facilitar o preenchimento. A vantagem de preencher e enviar a declaração no início é a liberação antecipada da restituição, que vai ser feita entre maio e setembro. A multa para quem não declarar vai de R$ 165,74 até 20% do valor do total do imposto devido. O período de declaração vai até o dia 30 de abril. O presidente do Sescap, que representa os profissionais de serviços contáveis em Londrina, Marcelo Odetto Esquiante, disse que pouca coisa mudou do ano passado para cá.

Deve declarar o Imposto de Renda este ano quem recebeu rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,79 em 2019. O valor se manteve o mesmo na comparação com o praticado nos últimos dois anos.

Por Guilherme Batista

Comentários