Rede municipal de ensino projeta ampliação de 600 vagas na educação infantil
Está programada a construção de oito Pró-Infâncias e ampliação de CMEIs. Objetivo é reduzir a fila de espera, especialmente para crianças de 0 a 3 anos
A Secretaria Municipal de Educação de Londrina anunciou, já para este ano letivo, a ampliação da oferta de vagas na educação infantil por meio da construção de novas unidades e da reativação de salas atualmente ociosas. Ao todo, estão previstas oito obras do programa Pró-Infância, além de ampliações em Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), com a expectativa de criação de aproximadamente 600 novas vagas.
De acordo com a secretária municipal de educação, Vânia Costa, parte dessas unidades já está em fase mais avançada, com previsão de entrega no primeiro semestre, enquanto outras devem ser concluídas ao longo do segundo semestre. O cronograma segue os prazos legais e burocráticos, que variam de seis meses a um ano. Algumas obras tiveram início ainda no segundo semestre do ano passado, o que deve acelerar a liberação de vagas em determinadas regiões.
SN VAGAS I
A Secretaria esclareceu ainda que o número atual de crianças na lista de espera gira em torno de 1.800, mas esse quantitativo tende a variar com a abertura oficial das secretarias e o encaminhamento progressivo das matrículas.
Além das novas construções, o município identificou salas de CMEIs que ficaram desocupadas por questões de planejamento e que agora serão reabertas, possibilitando novas matrículas. Atualmente, estima-se a existência de cerca de 30 salas disponíveis, cujo preenchimento ocorrerá conforme a demanda regional. A maior necessidade, segundo a pasta, concentra-se na faixa etária de 0 a 3 anos, considerada hoje o principal gargalo da rede.
O cadastro para novas vagas já está aberto, e, a partir do dia 26 de janeiro retorna o atendimento administrativo, e as crianças começarão a ser direcionadas às unidades disponíveis, especialmente na etapa obrigatória a partir dos quatro anos de idade.